Image Map

19.2.14

Deixe a Inglaterra tremer - Sávio Lopes

Deixe a Inglaterra tremer - Sávio Lopes


Deixe a Inglaterra tremer narra os quatro meses que um brasileiro de 20 anos passa em Londres para estudar, a história varia entre o passado (época em que ele estava na Inglaterra) e o presente (momento em que ele está pensando no intercâmbio) do personagem principal. Ele é meio antissocial, e de inicio, não se esforça para ser amigo das pessoas, mas vai construindo laços com algumas delas que talvez durem a vida toda.

" De início, não me senti muito à vontade; parecia um pouco como um intruso no país. Achava-me na obrigação de me sentir realizado pela oportunidade de viajar, mas a sensação de deslocamento era mais forte".

" Acho que demoro muito para perceber quando me torno amigo das pessoas; geralmente, só me dou conta disso quando elas partem. Não que eu não dê valor ás minhas amizades; faço tudo pelos meus amigos de verdade. Mas creio que o motivo de agir assim é por me acostumar com a convivência sem me dar conta de que a amizade surgiu".




Ele dorme quase o tempo inteiro no começo do livro, tentando se ajustar com o fuso horário, me identifiquei bastante com esses trechos (risos), também sou uma dorminhoca! Essas partes também mostram como foi uma leitura real e que fez sentido, as vezes, acontecem coisas mirabolantes nos livros contemporâneos e acaba virando um enredo confuso.





A simplicidade dessa história é o que deixa ela tão interessante e divertida, a descrição que o autor faz da cidade (mesmo quando ele faz críticas negativas) e do clima, me deixaram com vontade de fazer minhas malas e partir para Londres! Como é dito na sinopse, a leitura faz com que sejam desconstruídos vários estereótipos culturais que nós temos sobre o lugar, bem legal, né?!


“ (...) me dei conta de como era triste deixar Londres, e minha dor de estômago voltou a exteriorizar minha ansiedade. Senti que aqueles meses foram ao mesmo tempo doces e amargos, um período que havia passado muito rápido. Hoje, vejo a situação diferente. No momento ouço Gilberto Gil cantar: Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar tanto mais vivo de vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá.”

" A brisa chegou a me assustar quando pisei fora do ambiente térmico do aeroporto; aquele clima frio tinha um aroma diferente no ar, não é o mesmo frio do inverno brasileiro, úmido que dá dor de cabeça; é um clima mais leve, mais seco".

" Saindo do aeroporto, entramos em uma longa avenida rodeada por árvores que haviam perdido a folhagem. Apesar de ainda estar cedo, á anoitecia, e a famosa neblina londrina formava um véu que cobria a paisagem".






O que mais gosto nesses livros que contam um pouco do intercâmbio das pessoas (já li vários desse estilo, depois faço resenhas de alguns) é que percebemos o quanto elas amadurecem durante a experiência, porque afinal, a viagem não é cem por cento perfeita, é como se nos mesmos estivéssemos aprendendo com os erros e acertos do personagem.


" Não adianta ansiarmos por uma época que já passou ou repudiar as diferentes etnias que aqui existem. Eu vim de fora, assim como vocês, e assim o país muda e se renova. Deixe a Inglaterra tremer, mudar e se tornar cada vez mais um país singular".





Já tinha lido vários livros nacionais ótimos e esse veio para coleção de preferidos, ainda não entendo porque algumas pessoas tem esse preconceito com autores do Brasil, eles são tão bons quanto os gringos, muitas vezes até melhores. Estou pensando em tentar criar um projeto para aumentar minha parceria com esses autores, que merecem muito mais credibilidade do que eles recebem (falando nisso, se quiser firmar uma parceria com o blog, manda um email para whoisllara@gmail.com).



Cada capítulo se inicia com um trecho de uma música de alguma banda de rock, hoje em dia isso é muito comum nos livros, mas é o tipo de clichê   que agrada todo mundo, outro fator legal, é que essas passagens são traduzidas no fim do livro! (Fiz até uma playlist com algumas das musicas citadas, vocês vão poder conferi-la no fim do post).


" L.I.F.E.G.O.E.S.O.N.

You've got more than money and sense, my friend

You've got heart and you go in your own way - Noah and The Wale". (uma das passagens)


A diagramação do livro é ótima, a capa é linda, as páginas são amareladas... O que me incomodou nessa edição, é que a minha cópia tinha muitas falhas de impressão, mas acabei me acostumando no decorrer da leitura.

Enfim, gostei bastante da história, mas não acho que ela chegue a cinco estrelas. Indico o livro para quem ama viajar, e para pessoas como eu, que nunca foram na Inglaterra e já se sentem como fosse um dos seus locais preferidos!


★★★★


Obs: Deixe a Inglaterra Tremer tem algumas referências a Harry Potter, ou seja, mais um motivo para gostar do livro!


Mais informações:
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801026
Ano: 2013
Páginas: 216
Compre: • Saraiva • Submarino • Site da editora

LINK PARA A PLAYLIST ->> AQUI <<-

10 comentários:

  1. Estou louca por esse livro Lara!! Além de ter um enredo perfeito, que pude ver na sua resenha, ele é lindo!
    Bjos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Adorei sua resenha, estou totalmente apaixonada pelo livro...

    Também amo ler livros que falam sobre intercâmbio, e concordo, no final do livro é sempre tão bom perceber o quando o personagem amadureceu com seus próprios erros.

    Realmente, a literatura nacional vem crescendo muito e esse preconceito que existe, já deveria ter sido quebrado...

    Inglaterra? Referências de Harry Potter? Realmente, preciso ler hahaha

    Seguindo seu blog, amei :)

    Se puder retribuir, eu ficaria mega feliz...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, me apaixonei na palavra Inglaterra!! Como amo aquele lugar!! Gostei muito da resenha e com certeza vou ler esse livro!!

    Beijinhos
    Mirelle - http://meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  4. Nem precisava ter falado do Harry Potter, na metade da resenha eu já estava convencida a ler, vou fazer um intercâmbio em breve, então acho que ler esse livro vai ser muito útil! kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, realmente acho q esse livro será bastante útil para vc

      Excluir
  5. Eu estou ficando maluca por esse livro!
    Quero ele, e quero agora hauhauahuaauh

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode tentar conseguir uma parceria com o autor pelo facebook do livro!

      Excluir

"Pense em suas palavras antes de comentar..."

© Whoislara - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por:Amaya Catcher Milk Shake de Morangor.
.
imagem-logo